Endereço

Estr. do Encanamento, 1270

Telefone

(81) 3877-5060

email

taos@taosinstituto.com.br

Terapias Integrativas em Medicina Chinesa: Formação e Pós

Curso de Formação e Pós: Terapias Integrativas em Medicina Chinesa

O curso de Terapias Integrativas e Complementares em Medicina Chinesa, capacita para o desempenho da prática clínica. Com uma base teórica consistente em medicina chinesa e aulas práticas, seguidas de experiência ambulatorial, o futuro profissional irá dominar o diagnóstico, terapêutica e prognóstico. O estudo na integralidade da medicina chinesa, possibilitará escolher a técnica ou a combinação das técnicas mais adequada para cada paciente.

O programa do curso aborda diversas terapêuticas da racionalidade médica chinesa, diretamente recomendadas pela Portaria 971, assim como outras de ampla aceitação e de reconhecida eficácia clínica.

O curso capacita para o exercício da atividade, e são ofertados como Formação e como Pós Graduação Lato Sensu. O exercício da função está prevista no CBO 3221-25 (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho, dentro da ocupação de Terapeuta Holístico.

Taos Instituto

Inovação no ensino de Práticas Integrativas e Medicina Chinesa

Corpo Docente

Equipe de Especialistas competentes de renome Nacional e Internacional

INSTITUTO TAOS

Inovação no ensino de Terapias Integrativas e Medicina Chinesa no Brasil

CURSO DE ACUPUNURA

Programa do curso

Teorias de Base da Medicina Chinesa
Conceito de racionalidades médicas e suas aplicações na medicina chinesa. Fundamentos e aplicações clínicas da teoria dos opostos complementares (Yin-Yang) e da teoria dos 5 Elementos (Wu Xing).

Fisiologia Energética
Estudo e aplicação clínica sobre as substâncias essenciais (Qi/energia, Jing/essência, Shen/mente, Xue/sangue, Jin ye/líquidos orgânicos) e os órgãos e vísceras (Zang Fu).

Etiopatogenia
Como é a origem e o processo de adoecimento dentro da medicina chinesa. Fatores externos ou climáticos (vento, frio, calor, umidade, secura, calor de verão), fatores internos ou emocionais (raiva, medo, preocupação, alegria, tristeza, etc), fatores mistos ou outras causas patológicas (alimentação irregular, excessos físicos, excessos sexuais, sono inadequado, constituição debilitada, traumas, vícios, iatrogenias, etc) e produções patogênicas.

Anatomia Aplicada
Fundamentos da anatomia (planos de movimento, posição anatômica), anatomia palpatória da cabeça, tronco, coluna, membros superiores e membros inferiores. Correlação de estruturas anatômicas com pontos de acupuntura.

Canais
Estudo teórico e prático dos 12 meridianos principais da acupuntura e dos meridianos vaso governador e vaso da concepção. Durante a aula o aluno aprende a marcar todo o trajeto dos meridianos, nele próprio e em outros participantes.

Pontos
Conceito de ponto de acupuntura e métodos de localização. Função, localização, característica e puntura dos pontos de Assentimento (Shu Dorsais), Alarme (Mo), Fonte (Yuan) e Conexão (Luo).

Semiologia e propedêutica
Nessa disciplina você aprenderá os mais importantes métodos diagnósticos da medicina chinesa, o exame da língua e do pulso. Além disso, como é feita a coleta de sintomas e sinais clínicos do paciente na medicina chinesa, pelas 4 etapas do diagnóstico (Interrogatório, observação, ausculta/olfação e palpação).

Diagnóstico I e II
Estudo da mais importante forma de diagnóstico da medicina chinesa, conhecido como padrões de desarmonia ou síndromes energéticas dos órgãos e vísceras (Zang Fu Bian Zheng). Aprenda as manifestações clínicas, origem, mecanismos patológicos e métodos tradicionais de tratamento dos desequilíbrios dos órgãos Zang (Coração, Fígado, Baço, Rim e Pulmão).

Ventosaterapia
Fundamentos, indicações e contra-indicações da ventosaterapia na medicina chinesa. Uso das ventosas de plástico, vidro e bambu no tratamento de enfermidades diversas e na promoção da saúde.

Moxabustão
Fundamentos, indicações, precauções das terapias de aquecimento. Teoria e prática da moxa de artemísia nos diversos formatos (lã, cone, bastão, palito, indireta e etc), moxa elétrica, moxa sem fumaça, moxa dragão, entre outras técnicas.

Guashá
Teoria e prática terapêutica de raspagem de meridianos, áreas e pontos de acupuntura.

Tuiná (Massoterapia Chinesa)
Massagem usada dentro dos hospitais chineses, tendo atuação em diversas áreas da clínica. Amplamente difundido pelo mundo, foi o responsável pelo surgimento de outras técnicas, como o Do in, Shiatsu e Anmá. Sua prática envolve um grande número de manobras e técnicas que permitem desde um relaxamento profundo ao tratamento de patologias diversas.

Auriculoterapia
Aprendizado teórico e prático do sistema de acupuntura auricular Huang Li Chun. O conteúdo envolve: a anatomia do pavilhão auricular, função e localização prática dos pontos, diagnóstico visual, palpatório e eletrônico, uso de agulhas, sementes e sangria e tratamento de enfermidades diversas.

Dietoterapia chinesa
Fundamentos da alimentação energética chinesa. A disciplina envolve o estudo da térmica, sabores, natureza energética, característica de preparo e orientação funcional dos alimentos na busca da saúde.

Lian Gong
Exercícios terapêuticos chineses para tratamento, prevenção e promoção da saúde. Combina movimentos, alongamentos e técnicas respiratórias. Estimula a autonomia e o empoderamento do paciente na manutenção da saúde.

Fórmulas Magistrais Chinesas
Uso clínico de mais de 60 fórmulas magistrais com aplicações em diversas áreas da clínica. Algumas fórmulas são usadas há mais de 1800 anos pelos chineses. Todas as fórmulas estudadas no curso são comercializadas no Brasil e autorizadas pela Anvisa.

Prática Ambulatorial I, II, III
Em nosso ambulatório-escola, o aluno em conjunto com os professores preceptores, desenvolvem, treinam e aperfeiçoam todos os conteúdos do curso. As práticas são realizadas entre os alunos e no atendimento de pacientes reais.

Práticas Integrativas no SUS
Como as Práticas Integrativas funcionam dentro do SUS. Fundamentadas pela Portaria 971, profissionais da rede podem oferecer diversas terapêuticas aos usuários do SUS.

Metodologia Científica
Conceitos e fundamentos da metodologia para produção de monografias e artigos científicos. Desde 2018, o MEC (Resolução nº1 de 6 de abril de 2018) colocou o TCC como opcional, sendo assim, essa disciplina é necessária apenas para os alunos da pós-graduação, que optarem em fazer o TCC.

História da MTC e Filosofia Chinesa
Conheça os principais aspectos históricos da medicina chinesa e a filosofia que influenciou o pensamento e a cosmologia da medicina chinesa. Conteúdo extra, ofertado como disciplina de apoio.

Revisões
Revisões sistemáticas dos conteúdos para maior assimilação.

Curso de Formação e Pós Graduação em Práticas Integrativas em Medicina Chinesa no Taos Instituto

PROFESSORES

Equipe de Especialistas competentes de renome Nacional e Internacional

Podemos seguramente afirmar que o nosso corpo docente é um dos melhores e mais bem preparados do Brasil. A maior parte dos nossos professores possuem mais de uma década de docência, tendo a maioria formação na China, e são reconhecidos nacional e internacionalmente como referências em seus conteúdos lecionados.

Essa qualidade não está somente nas aulas teóricas, mas também, na prática ambulatorial onde o diretor supervisiona e os professores preceptores, conduzem os atendimentos com os alunos.

Práticas Integrativas em Medicina Chinesa

Perguntas populares

As pessoas peguntam frequentemente sobre: 

Formação: Qualquer pessoa com ensino médio completo. Pós-graduação: é necessário apresentar o diploma de graduação superior (tecnólogo, licenciatura ou bacharel), válido no território nacional.

NOVAS TURMAS

Turmas limitadas para você conquistar: o “Certificado de Formação” ou “Certificado de Pós Graduação Lato Sensu”.

Mais Informações

Valores e formas de pagamento

Documentos necessários

plugins premium WordPress
Rolar para cima